No último fim de semana (27 e 28/8), foi realizada a 9ª Assembleia de Pastoral da Diocese de Colatina. Quase 170 leigos e religiosos, vindos de todas as 31 paróquias, participaram desse momento histórico que marcou a aprovação do Projeto Diocesano de Evangelização para próximo triênio (2017 a 2019).
A Assembleia aconteceu no Instituto Espírito Santo de Inovação Social - Iesis, localizado em Ibiraçu, e seguiu a metodologia já adotada pela Igreja: Ver, Julgar e Agir. Na ocasião, foram confirmadas as prioridades assumidas por cada área pastoral, juntamente com o “Ver”, que são as forças, as fraquezas, ameaças e oportunidades, e o “Julgar”, que é o embasamento a partir de documentos oficiais da Igreja. Todo esse conjunto passou por votação e foi aprovado.
Ainda neste ano, as áreas pastorais vão se reunir para definir o “Agir”, que é o plano de ação para colocar as prioridades em prática.
Além do trabalho pastoral, a 9ª Assembleia também foi marcada por três fortes momentos celebrativos: celebração mariana, santa missa e celebração de envio.
As prioridades pastorais
Cada área pastoral possui, agora, duas prioridades a serem trabalhadas até 2019:
Área Pastoral de Colatina: Pastorais Sociais e Missões.
Área Pastoral do Café: Formação e Missões.
Área Pastoral Linha Ita: Missões Permanentes e Pastorais Sociais.
Área Pastoral BR-101 Norte: Missões e Pastorais Sociais.
Área Pastoral BR-101 Sul: Pastoral Social e Formação.
Novo coordenador de Pastoral
Durante a Assembleia, também foi feita a eleição para o novo coordenador de Pastoral. O padre Joseumar Miranda da Silva foi o mais votado e permanece no cargo até 2019, cargo ele mesmo já ocupa.
Fonte: Diocese de Colatina