O Papa Francisco nomeou na última quarta-feira (17/08), como Prefeito do novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Dom Kevin Joseph Farrell, até agora bispo de Dallas, nos Estados Unidos.
O novo Dicastério, afirma o Papa no Motu Próprio “Sedula Mater” (Mãe Misericórdia), publicado nesta quarta-feira, assumirá a partir do dia 1 de Setembro próximo as competências e funções até agora pertencentes ao Conselho Pontifício para os Leigos e ao Conselho Pontifício para a Família, que serão extintos.
Trata-se – escreve Francisco – de conformar os Dicastérios da Cúria Roma “à situação do nosso tempo”, adaptando-os “às necessidades da Igreja universal”. O Papa sublinha que se pretende, de modo particular “dar apoio e ajuda” aos leigos, às famílias e à vida, “a fim de que sejam testemunhas ativas do Evangelho no nosso tempo e, expressão da bondade do Redentor”.
O Papa nomeou também Dom Vincenzo Paglia – Presidente cessante do Conselho Pontifício para a Família – novo Presidente da Academia Pontifícia para a Vida e Chanceler Mor do Instituto Pontifício “João Paulo II, para Estudos sobre Matrimónio e Família. Dom Pierangelo Sequeri foi nomeado Reitor do mesmo Instituto.
Tanto a Academia Pontifícia para a Vida como o Instituto “João Paulo II” para estudos sobre Matrimónio e Família estarão ligados, no que toca às suas problemáticas e competências, ao novo Dicastério - lê-se no Estatuto do novo organismo, aprovado, em via experimental, pelo Papa em junho passado.
Fonte: Rádio Vaticano