Durante a XVII Assembleia Plenária do SECAM (Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagascar) que decorre em Luanda, Angola, o cardeal Arlindo Gomes Furtado, de Cabo Verde, e em representação da Conferência Regional dos Bispos de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mauritânia e Senegal, falou dos principais desafios da família, hoje, na África e com maior realce para a forma como a Igreja em Cabo Verde e na região está enfrentando tais desafios.
D. Arlindo Furtado, na sua relação, enumerou 24 desafios à família, hoje, no Continente, entre os quais a ideologia do gênero e da regulação sexual, a pobreza e o desemprego que minam a estabilidade da família, o mau governo e a falta de alternância política em muitos países africanos, o fenômeno galopante das famílias monoparentais, a ausência de Deus na vida das pessoas (vive-se como se Deus não existisse …) e a questão da migração, tanto voluntária como forçada.
Em seguida o Cardeal cabo-verdiano apontou igualmente 19 propostas concretas para a evangelização das famílias na África, apostando sobretudo na formação dos agentes da pastoral, sem exclusão dos leigos.
Fonte: Rádio Vaticano