Na próxima segunda-feira (25/2), a tragédia em Brumadinho completará um mês. Em solidariedade a todas as vítimas, o bispo da Diocese de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, participará da oração do Terço dos Homens, às 18h15, e, em seguida, presidirá missa na Catedral de Colatina, às 19 horas.
Segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (20/2) pela Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, aumentou para 171 o número de pessoas mortas no rompimento da barragem, todas identificadas, e há 139 pessoas consideradas desaparecidas. O trabalho de resgate continua.
No dia 25 de janeiro deste ano, parte da cidade de Brumadinho, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), foi engolida por uma onda de lama com rejeitos de minérios, após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale.
Tragédia semelhante ocorreu em Mariana (MG), em novembro de 2015. Na ocasião, diversos municípios da Diocese de Colatina foram atingidos pela lama de rejeitos de mineração que devastou o Rio Doce. Dezenove pessoas morreram e milhares sofrem até hoje as consequências desse desastre. “Já passamos por isso e sabemos, portanto, da dor e do sofrimento dos atingidos. Esperamos que seja a última tragédia do tipo. Não podemos aceitar que o descuido seja a certeza da impunidade. Convido todas as pessoas a se unirem em oração neste momento tão difícil”, disse dom Wladimir.
Dom Wladimir visita Brumadinho
No último dia 15 de fevereiro, dom Wladimir esteve em Brumadinho. Acompanhado do padre Roberto Marcelino de Oliveira, secretário do Regional Leste 2 e padre da Diocese de Colatina, ele percorreu diversos locais devastados pela lama, conversou com pessoas que perderam seus lares e tantas outras que perderam entes queridos. Segundo o bispo, o clima era de tristeza geral. “Pedido de oração diária por Brumadinho! A dor, a incompreensão, a angústia e a saudade tomam conta da cidade. Muitos tiveram amigos, vizinhos, pai, mãe, irmãos, filhos tragados pela lama da barragem da Vale, que se rompeu no dia 25 de janeiro de 2019. Vamos rezar por aquelas pessoas que passam por um grande momento de tristeza. Faça o seu propósito diário de oração”, escreveu o bispo.