Chegamos à Semana Santa! Para a Igreja, trata-se de uma semana de significado fundamental para a fé, pois nela celebramos os mistérios da paixão, morte e ressurreição do Senhor. E estando na Semana Santa, a Igreja nos convida a acompanhar os últimos passos de Jesus na terra, realizando sua obra da salvação em cumprimento da vontade do Pai.
A programação da Semana Santa teve início no Domingo de Ramos, que faz memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, celebrada com a bênção e a procissão dos ramos. Ao longo dos dias seguintes, a Igreja acompanha a “Via Crucis” de Jesus e participa da sua ressurreição e glória.
Na Quinta-Feira Santa (13/04), será celebrada a Missa do Santo Crisma. Trata-se de uma missa diocesana, que contará com a participação de todo o clero da Diocese de Colatina. Será presidida pelo bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, às 9h30min da manhã, na Catedral de Colatina.
A Missa do Crisma fortifica a unidade da Igreja, tanto que também é chamada de Missa da Unidade. Durante essa celebração os padres renovam suas promessas sacerdotais, num gesto de fidelidade para com seu bispo.
Outro nome dado a esta celebração é Missa dos Santos Óleos, pois nela são abençoados os óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, que serão utilizados pela Igreja na concessão desses sacramentos e em outros momentos solenes. Neste ano, os santos óleos serão entregues aos padres e a dois representantes de pastorais sociais de cada paróquia.