NOTÍCIAS E DOWNLOADS

#Vivendo a Semana Santa  Por: Vinícius, 26/03/2018 - 09:56:05 - Atualizada em: 26/03/2018 - 09:56:34

Vivendo a Semana Santa

Vivendo a Semana Santa

SEGUNDA-FEIRA SANTA
Neste dia proclama-se, durante a missa, o Evangelho segundo São João 12,1-8. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a ultima visita aos amigos de toda a vida; está cada vez mais próximo o desenlace da crise. Maria unge a Jesus com perfume. Jesus está consciente do que está acontecendo e diz a Judas que protesta por causa do desperdício: ‘’Deixa-a, pois tinha-o reservado para preparar meu enterro’’. O gesto de Maria é prenúncio de sepultura de Jesus. É a hora do funeral, mas também a hora da esperança, porque agora é embalsamado com perfumes; terá de ser ungido pelo Espírito, ao ressuscitar dentre os mortos.

COMO VIVER ESTE DIA?
Na segunda-feira santa, em nossas famílias e comunidades, começamos a criar o ambiente propício para a celebração do mistério pascal. Intensificamos, por isso, o espírito de oração e de serviço e nos aproximamos do sacramento de reconciliação.

TERÇA-FEIRA SANTA
Na terça-feira santa, vemos no Evangelho o que acontece na ceia da Páscoa que Jesus celebra com os discípulos. Jesus denuncia o traidor com profunda tristeza, e depois de oferecer-lhe o pão diz: ‘’Judas, o que tens de fazer, faze-o logo’’. Judas sai para entregar o mestre. O desenlace está  próximo e se Jesus sabe que lhe virão tirar a vida é porque Ele a entregou livremente ( cf Jo 13,21-22).

COMO VIVER ESTE DIA?
Na terça-feira santa, vemos como Jesus foi traído por Judas e negado por Pedro, um dos seus mais íntimos amigos. É um convite para pensarmos em nossas relações pessoais com Jesus. Como estamos correspondendo às manifestações de seu amor?
É também um dia em que podemos aproximar-nos da reconciliação e das pessoas de quem estamos afastados.

QUARTA-FEIRA SANTA
Mateus relata-nos o que aconteceu a Jesus e aos seus na véspera de sua morte (MT 26,14-25). A noite já descia sobre a cidade, e os peregrinos que vinham para a Páscoa, continuavam chegando. Um ar festivo invade fundo, uma espécie de canto da libertação. Judas fica em silêncio, parece não ter  consciência de ter vendido o seu Senhor como se Ele fosse um escravo. Todos percebem que chegou a hora, e Jesus está livre e decidido. 
Neste dia, ou terça-feira santa, na devoção popular costuma-se celebrar a procissão do encontro, a Quarta estação da via sacra. O Encontro doloroso do Filho a caminho do calvário com a cruz às costas com sua mãe, a Senhora das Dores. Aqui contemplamos o sofrimento de todas as mães que tem filhos vitimados pela violência.

COMO VIVER ESTE DIA?
Em face da traição de Judas, Jesus responde com a entrega amorosa de sua vida. Está firme e decidido. ‘’A mim não me tiram a vida; eu a entrego’’. Para nós também é a hora da Decisão. Com quem estamos? Com Cristo ou contra Cristo? Deus não quer que respondamos  com palavras , mas sim com atos, isto é, pela nossa maneira de viver e de nos relacionar com o próximo.  É essa a única resposta verdadeira. A confissão sacramental, que fazemos nesse dia, é uma confirmação desse caminho de conversão que passamos a trilhar desde o início da Quaresma; exprime nosso desejo de participar da paixão do Senhor, morrendo para nossa vida de egoísmo e de pecado. ( cf. Rm6 ,1-14).

TRÍDUO PASCAL
O Tríduo Pascal não é a preparação do Domingo da Ressurreição, mas é, segundo as palavra de Santo Agostinho, o sacratíssimo Tríduo do Crucificado, Sepultado e Ressuscitado (CALI, p.55)
O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição (NALC, n.19). É o ápice do ano litúrgico porque celebra a Morte e a Ressurreição do Senhor, «quando Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitado renovou a vida’’ (NALC 18).
(Guia liturgico Pastoral, p.11)

SENTIDO DA QUINTA-FEIRA SANTA    
Nesse dia celebramos a doação de Jesus por nós, bem como o sangue que derramou para nos dar a vida. A instituição da Eucaristia (última ceia), celebrada à noite, corresponde a nossa ação de graças pelas maravilhosas dádivas que, antes de morrer, Jesus nos deixa: ‘’A Eucaristia, o sacerdócio e o mandamento do amor’’. No curso da celebração, repete-se o gesto de Jesus lavando os pés dos discípulos, a fim de mostrar-lhes como a humildade e o serviço são as expressões mais concretas do verdadeiro amor. Ao terminar o gesto de Serviço, próprio de um escravo, Jesus diz: ‘’Amai-vos como eu vos tenho amado’’, deixando-nos assim o mandamento do Amor. A Comunhão sacramental tem um sentido muito particular, pois nesse dia é celebrada a instituição da Eucaristia.

COMO VIVER ESTE DIA?
A Quinta-feira Santa, é um dia cheio de calor humano, em que acolhemos as grandes dádivas que o Senhor nos deixou como herança. Um dia inteiro para refazer os vínculos que nos unem como irmão na fé. Enquanto agradecemos os grandes dons do Senhor - Eucaristia, sacerdócio e mandamento do amor-, perdoamo-nos uns aos outros, vivendo uma jornada de reconciliação e de unidade. Reconciliamo-nos, antes de tudo, com as pessoas com quem vivemos diariamente e às quais devemos maior compreensão, respeito, confiança e ajuda. Em nossa oração pessoal, diante do altar da reposição ou do altar do Santíssimo, louvemos e agradecemos ao Senhor pelo precioso dom da Eucaristia, pelas pessoas que nos prestam algum serviço, pelos sacerdotes que nos batizaram, que nos absolveram de nossos pecados, em nome do Senhor, etc. Roguemos pelos sacerdotes de nossa paróquia que doam sua vida pela comunidade e por todos nós.

SEXTA-FEIRA SANTA
 Na sexta-feira Santa, celebramos a morte de Jesus como passagem necessária para a ressurreição; é uma lembrança cheia de esperança e de certeza da vitória. É um dia centrado na cruz, não com ar de tristeza, mas de comemoração, uma vez que Cristo Jesus, como Sumo Sacerdote, em nome de toda a humanidade, se entregou voluntariamente à morte para salvar a todos nós. No dia, de hoje, não há missa em nenhuma igreja. O ato litúrgico principal da Sexta-feira Santa é a Celebração da Paixão do Senhor, à tarde. É uma cerimônia simples e silenciosa. durante a qual se propõe à meditação dos fiéis a paixão do Senhor, proclamada com solenidade toda particular. Na noite da Sexta-feira Santa, Muitas pessoas ficam em oração 
diante da imagem de Cristo no sepulcro, como meio de manifestar e alimentar sua fé na ressurreição, que é onde encontramos o verdadeiro sentido da morte. também se celebra a Via Sacra recordando os últimos passos de Nosso Senhor antes de ser crucificado.

COMO VIVER ESTE DIA?
Enquanto nos vemos mergulhamos na morte do Senhor, observamos à nossa volta como Jesus continua, hoje, morrendo em tantos irmãos, vítimas de nosso egoísmo e das estruturas injustas que maltratam ou destroem a vida. No entanto, alimentamos a certeza de que a ressurreição e a vida triunfarão sobre a violência e sobre a morte.
Como poderemos passar esse dia, tão grande no significado, desinteressados pelos sofrimentos de nossos familiares, vizinhos, amigos ou pessoas que necessitam até do mínimo para viver? Hoje, a Igreja convida-nos ao jejum como expressão de penitência e solidariedade em relação à morte do Senhor. Para que nosso jejum também seja expressão de solidariedade em relação aos nossos irmãos, em cujas pessoas Cristo continua morrendo, saiamos a seu encontro oferecendo-lhes nossa ajuda, nossa dedicação. Quando chegar o momento da adoração da cruz, tenhamos presente que não estamos diante de um simples madeiro, mas sim que osculamos e nos curvamos diante da cruz banhada com o sangue do Redentor, o que constitui uma só realidade, pois, sendo Ele quem deu a vida por nós, é a Ele que adoramos e agradecemos. Ao comungar, unamo-nos a Jesus, que dá a vida por nós, comprometendo-nos a renunciar a nosso egoísmo e ao mesmo tempo nos mostrando solidários em relação às pessoas nas quais Cristo continua morrendo em nossos dias: enfermos, pobres, esquecidos da sociedade. A Via Sacra, neste dia, ganha significado ainda mais efetivo. Lembramos os últimos momentos de nosso Senhor que sofreu e morreu livremente por nosso amor. Por isso o Pai lhe deu um grande nome, O exaltou, colocando-O à sua direita, vivo e Ressuscitado. Participando de Via Sacra, recordamos a liberdade de Jesus  diante da morte, seus passos, morte redentora para todos nós e vitória final. 

SÁBADO SANTO
O Sábado Santo é a passagem misteriosa da morte para a ressurreição: é o ‘’descanso’’ do Senhor.
As primeiras comunidade cristãs honravam a sepultura de Jesus, passando o Sábado Santo no descanso e na espera, na oração silenciosa e num rigoroso jejum. Nenhum alimento devia ser ingerido, a fim de não quebrar o jejum que antecedia a comunhão na noite de Páscoa. A terra, grávida, de Cristo, está para dar à luz o Senhor ressuscitado, como primícias da nova criação.

COMO VIVER ESSE DIA?
Quem participou, nos dias anteriores, da paixão e morte do Senhor poderá, facilmente, penetrar no espírito desse grande dia em que se pressente  a ressurreição. Jesus foi como o grão de trigo depositado no sepulcro. Porém, o gérmen da vida nova da ressurreição, está para eclodir na maior das vitórias. 

VIGÍLIA PASCAL
A celebração da Vigília Pascal é o centro da Semana Santa. Toda a Quaresma e os dias santos preparam-nos para o momento culminante: o da ressurreição. Cristo, vencedor da morte faz-se presente em meio à comunidade e comunica-nos sua vida nova de ressuscitado e  assim  ressuscitamos com Ele. A celebração dessa noite é de grande riqueza, profundidade e beleza; a comunidade cristã não pode entregar-se ao sono de uma noite como essa. A celebração compreende quatro partes: a celebração da luz, a vigília propriamente dita (Liturgia da Palavra), liturgia batismal e liturgia eucarística.

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO 
Esse é o dia que o Senhor fez para nós; alegremo-nos e Nele exultemos - eis o canto festivo da comunidade cristã nesse grande dia. Após a purificação da  Quaresma a meditação e a oração dos dias santos e a alegria triunfal da vigília pascal, a Igreja descansa hoje, alegre com o seu Senhor, vencedor da morte, que a revestirá de sua glória. Ressuscitou! Aleluia! Estamos alegres, pois Jesus ressuscitou e , com Ele, ressuscitamos também nós; e começaremos a viver, assim, uma vida nova se fizermos o propósito de mudar alguma coisa, para que os outros possam perceber em nós que Cristo está vivo. Durante os cinqüenta dias de Páscoa, preparamo-nos para ser testemunhas da ressurreição, e participar ativamente da vida da comunidade.

COMO VIVER O DOMINGO DA RESSURREIÇÃO?
O Senhor ressuscitou. Aleluia! Alegremo-nos e regozijemo-nos Nele. Se Cristo não tivesse ressuscitado, então nossa fé e nossas esperanças não teriam sentido. Mas a última palavra sobre nossa vida não é a morte, a dor, mas sim a vida, a vitória. As mulheres foram as primeiras testemunhas da ressurreição e elas anunciaram ao discípulos. Eis nosso compromisso: Ser testemunhas da ressurreição, demonstrar com nosso exemplo de vida
que Cristo está vivo e servindo através de nós! 

VOTOS DE FELIZ PÁSCOA!
Pe. José ValdecyRomão - Pároco
Pe. Fábio  Chagas da Silva - Vigário
PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

 

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
location_on
Praça Frei José 26, Centro - Colatina/ES
Edifício João Paulo II - 1º Andar
CEP: 29700-200
Secretaria Paroquial
phone (27)2102-5010
email secretaria@catedraldecolatina.org.br
Administrativo
phone (27)2102-5009
email pscj-secretaria@catedraldecolatina.org.br
Pastoral
phone (27)2102-5012
email catedraldecolatina.sec@gmail.com


Paróquia Sagrado Coração de Jesus © 2024  Desenvolvido por