NOTÍCIAS E DOWNLOADS

#CNBB  Por: Assessoria de Comunicação, 27/02/2017 - 19:19:31 - Atualizada em: 27/02/2017 - 19:19:31

Encontro da Comissão Litúrgica evidencia processo de formação litúrgica no Brasil

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB reuniu, em São Paulo/SP entre os dias 17 e 19 de fevereiro, os Setores de Arte Sacra e Espaço Litúrgico, de Música e Canto Pastoral e de Pastoral Litúrgica. Foram recebidos no evento os membros das Equipes de Reflexão dos respectivos setores e entidades promotoras da vida e da formação litúrgica.

O encontro, de acordo com a Comissão, evidenciou para todos a existência, no Brasil, de um processo de formação litúrgica, que teve sua origem nos primórdios da renovação litúrgica com a promulgação da constituição conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a sagrada liturgia e a realização do Instituto Superior de Pastoral Litúrgica (Ispal). 

Durante o encontro, houve partilha por parte das entidades e escolas convidadas, reflexão e conclusões, em vista da ação conjunta dos Setores da Comissão de Liturgia da CNBB e das próprias entidades e escolas de formação litúrgica. “A rica partilha das Entidades e dos Cursos ressaltou a necessidade da continuidade da formação litúrgica em perspectiva mistagógica, com particular atenção à realidade antropológica, eclesiológica e pastoral”, explica o assessor da Comissão para a Liturgia, frei Faustino Paludo. 

Coordenou a reunião o bispo de Livramento de Nossa Senhora/BA e presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia, dom Armando Bucciol, acompanhado pelos outros membros do grupo: os bispos de Paranaguá/PR, dom Edmar Peron, e de Paranavaí/PR, dom Dom Geremias Steinmetz.

“Os desafios que emergiram da partilha e a reflexão litúrgico-pastoral enfatizaram a urgência do trabalho articulado entre os Setores e as Entidades promotoras da vida e formação litúrgica”, destaca frei Faustino. Os Cursos e Escolas de formação litúrgica agendaram um novo encontro para a data de 28 de abril a 1º de maio do próximo ano, em Crato/CE.   

Às vésperas dos 50 anos da realização da II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Medellín, na Colômbia, foi marcante no encontro o apelo de se revisitar os enunciados do documento sobre a liturgia publicado na ocasião, em 1968, bem como o texto que surgiu do Encontro das Comissões de Liturgia dos países da América Latina, realizado no ano de 1972. 

 

Fonte: CNBB

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
location_on
Praça Frei José 26, Centro - Colatina/ES
Edifício João Paulo II - 1º Andar
CEP: 29700-200
Secretaria Paroquial
phone (27)2102-5010
email secretaria@catedraldecolatina.org.br
Administrativo
phone (27)2102-5009
email pscj-secretaria@catedraldecolatina.org.br
Pastoral
phone (27)2102-5012
email catedraldecolatina.sec@gmail.com


Paróquia Sagrado Coração de Jesus © 2024  Desenvolvido por