NOTÍCIAS E DOWNLOADS

#CNBB  Por: Assessoria de Comunicação, 23/01/2017 - 21:33:42 - Atualizada em: 23/01/2017 - 21:33:42

Celmu completa sua 26ª edição

Neste ano, cerca de 80 agentes da Pastoral Litúrgica participaram da formação

Realizado anualmente no mês de janeiro, aconteceu de 04 a 14 de janeiro, em São Paulo (SP), o 26º Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (Celmu), promovido por várias entidades que dialogam na dimensão ecumênica e com o apoio do setor de Música Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A edição deste ano reuniu cerca de 80 agentes de várias dioceses brasileiras e membros de outras igrejas.

O curso é dividido em três etapas, desenvolvidas uma a cada ano, com vistas ao aprimoramento de percepções e habilidades musicais de compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados nas ações litúrgico musicais e que garantam o efeito multiplicador nas comunidades. A formação tem a intenção de proporcionar o conhecimento de novas ferramentas e maneiras de trabalhar a música nas comunidades locais. O Celmu ainda possui uma quarta etapa oferecida como reciclagem e aprofundamento de temas. 

Os alunos do Celmu são leigos, religiosos e religiosas, padres, seminaristas e diáconos, que são enviados todos os anos por dioceses e paróquias que reconhecem a importância da formação Litúrgico Musical para os músicos membros da Pastoral Litúrgica local. A organização do curso destacou o grande número de jovens presentes. Neste ano por exemplo, mais da metade dos inscritos era de jovens interessados em obter formação litúrgica e musical para melhor servir em suas comunidades. “A vivência musical é marcada pela alegria contagiante do jovem, onde suas vozes com louvores dos mais diversos carismas ecoam não só na hora dos estudos, mas em todos os lugares, como nos restaurantes e no transporte coletivo, despertando em todos a curiosidade e a emoção de ouvir hinos de louvores tão bem executados de forma tão espontânea”, afirma a organização do curso.

Um dos professores do curso é o ex-assessor do Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, Eurivaldo Ferreira. Ele explica que o Celmu quer dar oportunidade à criação de momentos e espaços favoráveis para o conhecimento e fazer litúrgico-musical, voltado a pessoas que se dispõem a serem multiplicadoras e animadoras da formação litúrgico-musical nas bases. “Ele quer fomentar a formação para a música litúrgica, auxiliando as comunidades do Brasil, a fim de que possam expressar, cantando uma música que ajude a vivenciar o Mistério Pascal, força propulsora da própria música litúrgica, presente e celebrado nos diversos momentos do Ano litúrgico nas diversas comunidades e congregações cristãs que se unem em suas assembleias no Dia do Senhor”, afirma.

Entre os especialistas que compõem o corpo docente, estão o músico e compositor litúrgico padre José Weber, frei Joaquim Fonseca, maestro Nibaldo Araneda, maestro Rogério Toledo, padre Jair Costa, Eurivaldo Ferreira, entre outros. Nas quatro etapas formativas são oferecidas disciplinas como Canto coral, Canto gregoriano, Educação Musical, História da Música Cristã, Liturgia, Percepção Musical, Prática Instrumental, Prosódia, Regência, Cultura Popular, Fisiologia da Voz, Técnica do Canto, Técnica Vocal e Teoria Musical.

Os participantes relatam que durante os 11 dias de realização da formação vivenciam “uma jornada incrível de partilha, comunhão e irmandade”. Para eles, ao unir vozes e instrumentos de pessoas dos mais diversos lugares e realidades do Brasil, que semanalmente servem à Liturgia por meio da música, descobrem que o anseio é o mesmo: “Entregar a Deus os dons e ajudar por meio da música a conduzir a assembleia litúrgica para melhor viver o Mistério Pascal de Cristo. Cada um retorna para suas casas com uma bagagem inesquecível cheios de vontade de multiplicar o conhecimento, inevitavelmente com novos amigos do Brasil inteiro e contando os meses para voltar para a próxima etapa”.

O próximo Celmu acontece em janeiro de 2018, no Colégio Cristo Rei, localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 658 Bairro de Vila Mariana, em São Paulo (SP). A secretaria do curso está localizada na rua Afonso de Freitas, 704 Paraíso, São Paulo (SP) e atende pelo e-mail secretaria@celmu.com.br e pelo telefone (11) 3885-5025. Mais informações no site celmu.com.br.

 

Fonte: CNBB

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
location_on
Praça Frei José 26, Centro - Colatina/ES
Edifício João Paulo II - 1º Andar
CEP: 29700-200
Secretaria Paroquial
phone (27)2102-5010
email secretaria@catedraldecolatina.org.br
Administrativo
phone (27)2102-5009
email pscj-secretaria@catedraldecolatina.org.br
Pastoral
phone (27)2102-5012
email catedraldecolatina.sec@gmail.com


Paróquia Sagrado Coração de Jesus © 2024  Desenvolvido por