NOTÍCIAS E DOWNLOADS

#Igreja no Brasil  Por: Assessoria de Comunicação, 14/11/2016 - 20:46:26 - Atualizada em: 14/11/2016 - 20:46:26

Belém/PA aguarda início do II Encontro das Igrejas na Amazônia Legal

A capital paraense recebe a partir desta segunda-feira (14/11) o II Encontro da Igreja na Amazônia Legal, que deve analisar a conjuntura religiosa, social e política da região, incluindo as questões indígenas e da terra. O programa prevê ainda painéis sobre a história da Igreja na Amazônia, propostas e uma carta-compromisso final. A RV está presente no evento e conversou com a Irmã Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal da Amazônia, que fala da participação e da agenda do Encontro:

“Os participantes provêm de quase todos os regionais da Amazônia, são cerca de cinquenta bispos de toda a Amazônia Legal, além de outros representantes dos bispos que não podem estar aqui. Há também outros convidados como leigos e secretários dos Regionais”.

“No outro encontro, em 2013, surgiu a proposta para que no sucessivo se escutasse mais os bispos , para podermos saber o que os bispos querem de suas dioceses, de seus regionais, e poder depois dar uma continuidade do processo a partir daquele Encontro. Estaremos avaliando o encaminhamento e propondo novas sugestões sobre o que a Amazônia precisa para este novo quadriênio”.

“Nós falamos que existem diversas Amazônias... A Amazônia aqui do Pará é muito diferente e pode ter muito mais dificuldades do que a Amazônia do Amazonas, do Regional Norte 1. E também outros Regionais como Oeste 2 e Norte 3... cada um tem a sua característica de Amazônia, mas para a CNBB são todos Amazônia Legal”.

Sobre a ausência de Dom Cláudio Hummes, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, e de Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e recém-nomeado Cardeal, Irmã Irene diz que “é uma grande alegria para a Igreja do Brasil ter Dom Sérgio como Cardeal e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”.

“Num primeiro momento, Dom Cláudio ficou até assustado: “Como não vou participar do Encontro? Mas como Cardeal e amigo do Papa, como deixar de participar do Consistório, principalmente com um Cardeal brasileiro?”. Então, por motivo também das viagens, ficaria muito cansativo vir a Belém e depois voltar a São Paulo e imediatamente viajar, nós mesmos propusemos que seria melhor virmos toda a equipe da Comissão, com Dom Erwin Krautler, (bispo emérito do Xingu e membro da Comissão) e ele ficaria então livre para ir a Roma”.

 

Fonte: Rádio Vaticano

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
location_on
Praça Frei José 26, Centro - Colatina/ES
Edifício João Paulo II - 1º Andar
CEP: 29700-200
Secretaria Paroquial
phone (27)2102-5010
email secretaria@catedraldecolatina.org.br
Administrativo
phone (27)2102-5009
email pscj-secretaria@catedraldecolatina.org.br
Pastoral
phone (27)2102-5012
email catedraldecolatina.sec@gmail.com


Paróquia Sagrado Coração de Jesus © 2024  Desenvolvido por